Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os artigos  deverão apresentar as especificações de formatação indicadas a seguir:

1. De 12 a 25 páginas. As notas indicativas deverão ser de fim da página. As referências deverão vir no fim do texto;

2. Papel tamanho A4;

3. Programa Word for Windows (versão 2003 – modo de compatibilidade);

4. Fonte Arial; tamanho 12; espaçamento 1,5; margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0; alinhamento justificado;

5. Título em maiúsculo, centralizado e em negrito;

6. Nome(s) do/as(s) autor(es/as) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título;

7. Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nomes(s) do/a(s) autor/a(es), também alinhado à direita;

8. Endereço eletrônico logo abaixo da vinculação institucional;

9. Depois de uma linha de espaço, o resumo do trabalho:

  • O resumo deve conter até 15 (quinze) linhas;
  • Fonte Arial; tamanho 12, espaçamento simples;
  • Parágrafo único; sem bibliografia; sem notas; em margem; sem figuras (apenas texto);
  • Depois de uma linha de espaço, deve-se acrescentar três ou quatro palavras-chave

10. Abstract: com máximo de 15 (quinze) linhas; em margem; fonte Arial, tamanho 12; espaçamento simples. Depois de uma linha de espaço: keywords.

11. Depois de duas linhas de espaço, o texto completo do trabalho;

12. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto. As referências devem indicar entre parênteses nome do/a autor(a) em letras minúsculas, ano de publicação e página(s);

13. As citações a partir de quatro linhas devem ser em Arial 11, com recuo esquerdo de 4 cm, espaçamento simples. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses e sempre com o número da(s) página(s);

14. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex. 1, 2, 3, etc.) na fonte Arial 10 e espaçamento simples;

15. Depois de duas linhas de espaço, ao final do texto, as referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor(a) e sem justificar;

16. Os textos poderão apresentar imagens, ilustrações e/ou gráficos desde que apresentem as fontes e informações exigidas pela legislação em vigor no país;

17. As páginas não devem ser numeradas;

18. O texto deverá ser elaborado em português. Caso apresente problemas textuais ou gramaticais, apontados pelos pareceristas, o mesmo será devolvido para as devidas correções sob a responsabilidade do/a(s) autor/a(es/as), estipulando prazo para devolução do mesmo;

19. O/A editor(a)-chefe encaminhará notificação aos(as) autores(as) informando sobre a aprovação ou não do texto para publicação. Junto à notificação será enviada cópia do conteúdo do parecer, sem identificação do parecerista;

20. Caso o/a autor(a) não promova as alterações sugeridas, em se tratando apenas de mera irregularidade (erros ortográficos, formatação etc.), a Revista poderá promover de ofício as modificações necessárias.

21. Não se tratando de meras irregularidades, o não atendimento pelo(a) autor(a) das solicitações de ajustes ou modificações, ou em caso de plágio ou descumprimento da presente norma, haverá exclusão do trabalho, comunicando-se via e-mail;

22. O texto deverá ser enviado exclusivamente para o e-mail: https://revista.fundacaoarapora.org.br/index.php/moitara, realizando o devido cadastro. O/A editor(a)-chefe encaminhará o artigo para o Conselho Editorial, sem identificação do/a(s) autor/a(es/as), para dois pareceristas cujos nomes serão mantidos em sigilo. Em caso de divergências nos pareceres, o texto será enviado a um terceiro consultor;

23. Nos casos em que o pareceristas sugerirem ajustes ou correções nos trabalhos enviados, os/as autores(as) devem proceder os referidos ajustes dentro do prazo de 15 dias para que sejam enviados para nova análise formal;

24. Conceitos, afirmações e ideias contidas no texto serão de inteira responsabilidade do/a(s) autor/a(es/as);

25. Resenhas, resumos, entrevistas e outros textos não serão submetidos ao sistema de pareceres. A publicação de tais matérias será decidida pela Comissão editorial Executiva;

26. Um(a) mesmo(a) autor(a) não poderá ter mais de 1 (um) artigo científico publicado no mesmo número/volume. Não serão computados neste limite as resenhas e resumos.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.