HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • CARDOSO, Silmara de F. Autor

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Culturas Indígenas, Aprendizagens

Resumo

O objetivo desse texto é contribuir com a discussão do ensino da história e das culturas indígenas na escola, como preconiza a Lei 11.645/08 e mais especificamente analisar e refletir sobre os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas seja no espaço escolar ou fora dele na abordagem da história e culturas indígenas. Para tratar das práticas pedagógicas na abordagem da história e culturas indígenas, algumas questões ficam para a nossa reflexão: como apresentar a realidade dos povos indígenas sem correr o risco de cometer equívocos, preconceitos ou folclorização? Como realizar um trabalho que traga os povos indígenas para nossa contemporaneidade desconstruindo estereótipos e imagens congeladas? Como realmente valorizar e dar visibilidade a toda história de luta e resistência desses povos?

Biografia do Autor

  • CARDOSO, Silmara de F.

    Doutora em Educação – USP/FEUSP
    Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2025). Moitará – Revista Eletrônica Da Fundação Araporã, 12(11), 9-22. https://revista.fundacaoarapora.org.br/index.php/moitara/article/view/6