AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS DA CIDADE COM OS ESTUDOS DE POVOS INDÍGENAS: A LEI 11.645/08 EM MOVIMENTO

Autores

  • PEREIRA, Simone dos S. Autor
  • SILVA, Letícia R. F. da Autor

Palavras-chave:

Lei 11.645/08, Povos Indígenas, Educação Infantil

Resumo

Muitos estudos sobre a Lei 11.645/08 apontam dificuldades para a sua implementação. Contudo, há unidades escolares que desenvolvem propostas metodológicas fundamentadas e em movimento com e sobre os povos indígenas, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Carolina Maria de Jesus é uma delas. O objetivo deste artigo é apresentar o currículo da EMEI, as práticas pedagógicas e as relações estabelecidas pelas crianças e comunidade escolar. A pesquisa foi concretizada a partir da etnografia, com observação participante e registro em caderno de campo, fotos, vídeo etc. A investigação aponta um currículo intenso e extenso sobre os estudos dos povos indígenas no cotidiano escolar. Ao longo do segundo semestre de cada ano, as crianças estudam diferentes etnias com literatura, brincadeiras, materialidades, entre outras atividades, além de interagirem com indígenas.

Biografia do Autor

  • PEREIRA, Simone dos S.

    Doutora em Antropologia Social - Universidade de São Paulo

  • SILVA, Letícia R. F. da

    Doutoranda em Arqueologia - Universidade de São Paulo/Fundação Araporã

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS DA CIDADE COM OS ESTUDOS DE POVOS INDÍGENAS: A LEI 11.645/08 EM MOVIMENTO. (2025). Moitará – Revista Eletrônica Da Fundação Araporã, 12(11), 23-39. https://revista.fundacaoarapora.org.br/index.php/moitara/article/view/1

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