A QUÍMICA DOS CEMITÉRIOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Sequência didática, InterdisciplinarResumo
O presente artigo busca apresentar uma proposta didática que explora os ciclos biogeoquímicos e sua relação com a morte e o morrer. Tal proposta está ancorada na pedagogia histórico-crítica e nasce de um projeto de educação patrimonial sobre os cemitérios de Araraquara. O planejamento envolve aulas que utilizam a Lei de Conservação das Massas e os ciclos biogeoquímicos, relacionando esses conceitos à vida e à morte, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica de mundo, para além de perspectivas místicas. Avaliações criativas, como textos explicativos e expressões artísticas, são propostas para enriquecer o processo de aprendizado e engajar os estudantes em reflexões profundas sobre o tema.
Referências
ALBUQUERQUE, M. B. B., & MALAR, K. A. Morrer e beber manicuera: relações de sociabilidade no dia de finados. Revista Ingesta, v. 1, n.1, p. 232-249, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p232-249.
BEGO, A. M.; ALVES, M.; GIORDAN, M. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 3, p. 625–645, jul. 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016.
FERRAZ, A. P. DO C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421–431, 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015.
FREITAS, P. C; RAMOS, A. C. P. T.; KAUFMAN, T. N. Tem Judeu aí? Arqueologia das práticas funerárias do sítio Pilar, Recife - PE. Fumdhamentos, v. VXI, p. 73-103, 2019. Disponível em: https://fumdham.org.br/wp-content/uploads/2020/10/fumdham-fumdhamentos-xvi-2019-n-2-_264513.pdf. Acesso em: 01 de Dezembro de 2024.
GALVÃO, A.C.; LAVOURA, T. N. MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
GRASSI, C. Guia do passeio: arte no silêncio. Sesc, 2011.
KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
LIBÂNEO, J, C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
MUNFORD, L. A cidade na história. Itatiaia: Belo Horizonte, 1965.
NEGRÃO, M. V. N. Iluminando os mortos: um estudo sobre o ritual de homenagem aos mortos no Dia de Finados em Salinópolis – Pará. Ponto Urbe, v. 24, p. 1-25. 2019. https://doi.org/10.11606/pbdzmh46.
OLIVEIRA, P. Da Punição à Consagração: Interpretações Político-espaciais Da Trama Do “linchamento” Dos Brito Em Araraquara (SP) E a Ressignificação Do Espaço Funerário. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado - Geografia) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos 2023.
PEREIRA, A. R. G. Sede eterna: as relações com os mortos no povoado de Almas. Dissertação de mestrado acadêmico em Antropologia. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. Campinas, SP: Autores associados, 1999.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015b. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.
SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Moitará – Revista Eletrônica da Fundação Araporã

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.